terça-feira, 25 de junho de 2013

Matando as saudades - Supermercado Mitsuwa


Como todo bom expatriado eu sinto saudades do trio família, amigos e comida. Como tenho origem japonesa e portuguesa, no meu cardápio de comida de colo de mãe mas conhecida como comfort food, além de um bom churrasco e feijoada, sushi e bacalhau também tem lugar no topo da minha lista.

Para a minha alegria ano passado descobri nas minhas andanças pela internet uma rede shopping / hipemercado com uma loja em New Jersey com todo tipo de produto japonês.

O Mitsuwa fica localizado na cidade de Edgewater. É só cruzar a ponte George Washington. A cidade é a beira do rio Hudson com uma vista super bonita de Manhattan.


O supermercado tem de tudo. A parte de hortifruti tem verduras e legumes vindos diretamente do Japão.



O setor de máquinas de cozinhar arroz e de garrafas térmica não fica nada a dever as loja na Liberdade. 



O setor de beleza tem todos os produtos para você se transformar em uma Harajuku Girl saída diretamente de Tóquio com direito aos cílios postiços de boneca e tintura para cabelo em todos os tipos de cores.



A peixaria é uma atração a parte. Tem peixes fresquinhos prontos para consumir e também peixes vindos do Japão. Os preços não são muito amigos, mas vale muito a pena se for comparar com preços de um restaurante.





Mas a parte mais legal é a praça de alimentação com muitas opções. São vários quiosques especializados em ramen, tempura, teishoko, udon, soba, guioza e carne.



Eles não servem sushis na praça de alimentação, mas no supermercado vendem pratos de sushi que podem ser degustados na praça de alimentação.









Os preços são excelentes e as porções muito bem servidas. Esse udon de 5 dólares é mais do que suficiente para uma pessoa com apetite normal.

De sobremesa tem um quiosque com sorvete de chá verde, de feijão azuki, de gengibre e baunilha, mas eu preferi provar o Taiyaki e o Obanyaki. Um bolinho com recheio de pasta de feijão ou com creme confeiteiro feito na chapa de ferro. 


Todos os pratos estão expostos com modelo de comida falsa e é impressionante como o original e a cópia não tem nenhuma diferença.

Claro que dá vontade de comer tudo, por isso sempre tenho uma desculpa para voltar e reabastecer a minha despensa com produtos japoneses.


Na área do Mitsuwa além de supermercado, tem uma livraria, loja da Shiseido, uma loja de presentes, de telefonia, de acessórios para carro e uma agência de viagem.

Mitsuwa Markeplace
595 River Road
Edgewater, NJ 07020

http://www.mitsuwa.com/tenpo/newj/eindex.html


terça-feira, 11 de junho de 2013

Lagosta sem frescura

Eu sempre tive a impressão que lagosta é tudo igual. Mas aprendi que a lagosta da costa leste daqui é bem diferente das lagostas brasileiras. Nas americanas a melhor parte é a pata e nas brasileiras a melhor parte é a cauda. Mas gosto não se discute e lagosta é boa de qualquer jeito.
Sendo um artigo caro eu sempre relacionei lagosta a restaurante caro e cheio de frescura. 
Mas será que é boa em forma de sanduíche?? 


No estado do Maine, lagosta é sinônimo de lobster roll. Um sanduíche feito com um pão tipo de cachorro quente, besuntado de manteiga e tostado por fora até ficar crocante. De recheio lagosta cozida no ponto certo com um pouco de maionese e alguns temperos. 


O do Luke's Lobster custa 17 dólares e vale cada centavo. Vem praticamente meia lagosta. Sanduíche honesto sem muita frescura e com muita lagosta. 
Eles abriram a primeira lobster shack(quiosque de lagosta) em NYC em 2009 no East Village e agora já são 5 lojas em NY além de Washington DC,Maryland e Philadelphia. 
O lobster roll não é exclusividade deles e eu já provei o que é vendido no The Lobster Place no Chelsea Market e também é bem recheado.
Mesmo sendo um prato típico do verão americano os sanduíches estão disponíveis o ano inteiro. 





Luke's Lobster
242 East 81st street entre 2nd e 3rd avenue. 
http://lukeslobster.com