quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Omakaze com precinho camarada

Restaurante japonês em NY tem em cada esquina e para todos os bolsos e gostos. Tem uns que são chinês-japonês. Servem as duas cozinhas e sempre acho os sushis e sashimis de origem duvidosa. Tem os bem tradicionais que servem a colônia japonesa na cidade localizados em Midtown perto do Japan Society.  Além dos uber caros como Masa e Sushi Yasuda.
Outro dia andando pelo bairro notei um restaurante na rua 74 com a York ave. Mas como restaurantes aqui brotam como cogumelos eu não dei muita bola.
Há alguns dias o New York Times fez uma crítica ao restaurante então resolvi experimentar. A crítica era extremamente positiva, então resolvi arriscar.
Com a minha gravidez tive que diminuir consideravelmente o consumo de peixe cru. Minha médica não é muito xiita e me falou que comer peixe cru de vez em quando num restaurante com ótima reputação não tem problema, então escolhi o Tanoshi.
O preço do omakase. $47 dólares por 10 nigiris, 1 hosomaki e 1 temaki. Pode se considerar uma barganha aqui em Manhattan.
O sushiman/dono é o chefe Tanoshi que trabalhou muitos anos no restaurante do Iron Chef Morimoto.
Como moro pertinho cheguei uns 15 minutos antes do restaurante abrir. O restaurante não aceitas reservas. Você põe o seu nome em uma prancheta pendurada no lado de fora. São 12 lugares e o restaurante é minúsculo. Às seis horas em ponto o garçom abre a porta e acomoda os clientes por ordem de chegada. Tive sorte e como era dia de semana consegui lugar para o primeiro horário(são 3 opções - 6pm, 730pm e 9pm)


Como o restaurante não tem ainda a autorização para vender bebidas alcoólicas as únicas opções de bebida são cortesia(chá verde e água).
O restaurante não tem menu e serve algumas entradas - sashimi, tataki, polvo marinado e só.
Antes da refeição começar eles perguntam sobre o que você não come e se tem alguma alergia.
Depois é só observar o chefe trabalhar. Cada peça é colocada sobre uma folha na sua frente. O sushi já vem temperado com a quantidade de molho de soja e wasabi. Se você pedir mais molho de soja eles te explicam que adicionar mais molho de soja pode alterar o sabor, mas se você insistir eles tem dão mais molho de soja. Eu pessoalmente acho que num restaurante assim vale respeitar a receita do chefe. Mas quando minhas vizinhas de balcão resolveram fazer uma mistura de wasabi, gengibre e molho de soja em cima de um sushi de uni achei que o chefe fosse cometer um harakiri.


Experimentei muitas coisas que nunca tinha provado como buri envolto em folha de cerejeira-você cheira a folha e discarta antes de comer o sushi e também sushi de atum marinado com yuzu e temaki com a alga bem crocante, de atum apimentado com folhas de shiso. Mas acho que o melhor de todos foi o de salmão king maçaricado. A degustação termina com um sushi de ovas marinadas e o grand finale um sushi de uni.
O serviço é super atencioso, mas as banquetas não são muito confortáveis. Como são quatro funcionários (chefe, dois assistentes e um garçom) o restaurante não prepara nada para viagem, não tem sobremesa e nenhum prato quente.



Talvez essa não seja uma experiência que agrade a todos, mas para mim valeu muito a pena. O sushi foi um dos melhores que já provei e voltaria com certeza.

Tanoshi Sushi Bar
1372 York Ave entre ruas 73 e 74.
New York, NY 10021
Tel: 646-727-9056





quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tortas Mexicanas - Made in LIKE in Mexico

Restaurantes mexicanos tem de pencas em NY. Desde Taco Bell e Chipotle até os que estão na lista de todos os críticos como o Empellón Taqueria do chefe Alex Stupak que trabalhava no WD-50.
Hoje caminhando pelo Upper West Side descobri um restaurante mexicano especializado em tortas. Tortas são nada mais que sanduíches mexicanos.



 No El Mitote eles oferecem tortas feitas com o pão birote que achei bem parecido com o nosso pão francês. A diferença são os recheios. Chorizo, creme de abacate, frango com tempero adobo, carne de porco desfiada picante, feijão, carne de costela e queijo cotija acompanhado de tomate e alface americana.
Provei também o guacamole com tortillas crocantes. Estava bem pedaçudo e apimentado. Com uma cerveja gelada cai super bem.
No horário do jantar ainda servem tacos, quesadillas e saladas. 


Também provei a torta Pepito com recheio de costela cozida na cerveja com fatias de abacate. O sanduíche é enorme e pode ser dividido. O preço é super camarada, de $8,95 - $10,95. Para quem gosta de pimenta eles tem uma seleção diretamente do México.


Seleção de pimentas diretamente do México.
Além de cervejas mexicanas o El Mitote serve margaritas, frozen margaritas e micheladas/cheladas. No verão não tem coisa melhor, uma cerveja bem gelada com suco de limão e alguns temperos(molho inglês, tabasco, sal marinho).


Para refrescar eles tem deliciosas águas frescas de goiaba, de limão e de hibísco. São feitas na casa com sucos naturais.
O restaurante é uma graça com frases em espanhol nas paredes e o ambiente bem informal.


Eles não servem muitas sobremesas, somente churros e flan, mas ao lado do El Mitote tem uma filial da Magnolia Bakery com uma das minhas sobremesas favoritas em NY o banana pudding.

O El Mitote fica pertinho do Lincoln Center no Upper West Side.

El Mitote
208 Columbus Ave entre ruas 69th e 70th
Upper West Side  
Telefone (212) 874-2929